Vantagens
Podemos destacar as principais vantagens da Arbitragem:

RAPIDEZ
A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para apresentação da sentença será de seis meses, contado da instituição da arbitragem.
 
IRRECORRIBILIDADE
Não cabe recurso da sentença arbitral proferida pelo árbitro, apenas um pedido pelas partes acerca de um eventual erro material, ou para que o árbitro esclareça uma omissão, obscuridade ou contradição na sentença (equivalente aos embargos de declaração na Justiça Pública).
 
ECONOMIA
As custas do procedimento arbitral são menores se comparadas com as despesas do Poder Judiciário. A forma de pagamento do procedimento é estabelecida em documento assinado pelas partes (convênio com a instituição, cláusula compromissória ou compromisso arbitral). Dependendo da necessidade e dificuldade financeira dos usuários as referidas custas poderão ser parceladas.
 
INFORMALIDADE
As partes que elegem a arbitragem como forma alternativa para solucionar seus conflitos, já manifestam, implícita e explicitamente, a vontade de solucionarem o problema da melhor maneira possível, porquanto a informalidade é fundamental para se alcançar uma solução rápida e eficaz do conflito, sem que isso possa prejudicar o direito de cada um e análise e convencimento do árbitro.
 
SIGILO
Somente as partes envolvidas no litígio poderão autorizar a publicidade dos procedimentos arbitrais, no mais, todos os atos são confidenciais, o que evita repercussão pública e permite que os interesses dos usuários sejam preservados.
 
LIBERDADE DE ESCOLHA
Na Arbitragem o que prevalece sempre é a vontade das partes. Além das partes elegerem o árbitro, também escolhem livremente às regras de direito que serão aplicadas no caso concreto, tudo conforme estabelecido na Lei 9.307/96 e no Regulamento Interno do ABC – INSTITUTO DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO.
 
QUALIDADE
As questões técnicas trazidas pelos usuários da arbitragem são julgadas por árbitros que detenham o conhecimento da questão, proporcionando qualidade no julgamento e rapidez no resultado.
 
FLEXIBILIDADE
A audiência designada poderá ser remarcada por justo motivo, sem prejuízo das partes. Dessa forma, se uma das partes não puder comparecer na audiência por algum motivo de força maior, não será aplicada nenhuma penalidade, tal como revelia e confissão quanto a matéria de fato e direito.
ABC - Mediação e Arbitragem